Quando pode ser difícil fazer escolhas na Carreira?

September 30, 2017

 

Existem momentos na vida em que podemos nos sentir perdidos sobre qual rumo devemos tomar na profissão, ou na escolha dela. Essas dúvidas geralmente nos deixam ansiosos e com o pensamento a mil por hora, verdadeiramente matutando, a todo instante, critérios e valores que devemos levar em conta, também pesam bastante as expectativas que nós imaginamos ou percebemos que as pessoas que convivem conosco e têm importância na nossa vida podem ter em relação a essa nossa escolha, àquilo que elas esperam de nós.

 

Tantos pensamentos simultâneos acabam nos fazendo prestar pouca ou nenhuma atenção ao que mais importa nessa história toda: nós mesmos, nossa personalidade e nosso jeito de ser, nosso desejo e nosso sonho. Esses aspectos contam muito e são incríveis guias nos quais temos que apostar e dar mais crédito para que possamos escolher com sabedoria e autoconhecimento quando formos decidir algo que vai repercutir na nossa vida profissional e na nossa carreira.

 

É por isso que algumas crises muito comuns,  e pelas quais todo ser humano vai passar ao longo da vida, nos convidam a parar para refletir e até mesmo buscar a ajuda e a orientação de um profissional especializado para decidir melhor sobre o caminho que vamos escolher. Quer ver como essas crises são universais mesmo?

 

A primeira delas é a dúvida quando se aproxima a hora de escolher um curso profissionalizante ou um curso superior; muitas vezes temos dúvidas se é isso mesmo que queremos, sentimos uma pressão das pessoas que esperam que a gente saiba o que fazer e podemos ficar divididos com relação a várias possibilidades de carreira  que parecem ser legais. Como vou saber qual delas vai me trazer mais sucesso? Como faço para conhecer melhor essas profissões? Como saber se essa profissão combina comigo?

 

Mais tarde, quando já estamos trabalhando, podem surgir oportunidades na carreira que a gente não sabe se deve aceitar ou não. Será que uma mudança de emprego ou de cargo seria boa pra mim? Como saber se vou me sair bem fazendo algo diferente? Como posso saber se a insatisfação que eu sinto no trabalho poderia desaparecer se eu apostasse em uma nova carreira? Como decidir  enfrentar desafios quando vejo que podem ter também  alguns riscos ou ameaças na minha carreira? Surgem também dúvidas sobre como reconquistar uma colocação, como superar uma situação adversa no trabalho, como melhorar meus relacionamentos com a minha equipe. Qual especialização ou curso de aperfeiçoamento eu deveria fazer para me capacitar ou buscar promoções e novas oportunidades?

 

Quando vamos ficando mais sábios e experientes, também surgem crises, você sabia disso? Há muitas decisões e planejamentos a fazer quando vamos nos aproximando da aposentadoria, pode ser que não se queira parar de trabalhar, pode ser que se deseje construir um novo projeto de carreira, encontrar um novo foco de atividade e de realização profissional. Ou pode ser que, em algum momento da vida, eu queira pensar em me tornar um empreendedor. Todas essas situações podem ser sentidas como crises, mas são impulsos que a vida nos dá para nos dedicarmos a nos conhecer mais e tomar decisões adequadas ao nosso modo de ser e à vida que levamos ou queremos levar daqui para a frente.

 

Por isso, vale muito a pena dedicar atenção a essas escolhas, conversar com outros colegas e profissionais, pesquisar sobre as atividades que nos atraem pode contribuir muito, assim como se permitir fazer algumas experiências e tentar conhecer melhor alguma área profissional que nos interessa.  Assim como encontrar mais fontes de autoconhecimento também pode contribuir para o nosso processo de decisão,  com ajuda de um Orientador Profissional ou um Coach de Carreira.

 

Mais importante do que tudo isso é mesmo confiar nos nossos sentimentos e percepções para estabelecer uma estratégia que nos torne mais confiantes para escolher e decidir sobre a carreira, com harmonia em relação a nossa essência como ser humano, como pessoa dotada de sonhos singulares, que precisam nos inspirar mas também nos levar à ação e à realização.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Ernesto Mutzel, 90 Bairro Centro  São Leopoldo - RS

adriana@inteligenciadecarreira.com /  Tel. 51 981310091